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Termos mais utilizados em Cobrança

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Glossário dos termos mais utilizados por empresas de cobranças

Todas profissões possuem termos específicos para tratativas especificas do dia-a-dia, pois visam acelerar o processo de comunicação entre os profissionais. Raramente usamos estes termos com inadimplentes, durante as cobranças.

Todo jargão tem a missão de concatenar uma ação inteira em uma ou duas palavras dentro daquele circulo sociocultural.

Vou apresentar o significado destas nomenclaturas para operações de cobrança

Com certeza, este glossário ficará melhor aplicado se utilizado com seus pares. Mas com o devido cuidado poderá ser utilizado com leigos.

  1. Aging list
  2. CDC – Crédito Direto ao Consumidor
  3. Crédito podre
  4. Enriquecimento Cadastral
  5. Higienização dos dados
  6. Régua de cobrança
  7. Rolagem de dívida
  8. Risk-based collection
  9. Score

 

  1. Aging list – São títulos organizados em ordem de data para a realização da analise sobre o saldo financeiro da empresa.

Também é conhecida por “lista de envelhecimento”. As datas analisadas podem seguir vários critérios, conforme necessidade da informação. Com isso é possível avaliar a capacidade da empresa em honrar seus compromissos, mas observando os valores agrupados por cliente e devido ao fornecedor.

Alguns pontos positivos desse relatório:

  • Ajuda na tomada de decisões
  • Volume de débitos do cliente
  • Visualização do montante como um todo para atender as demandas do planejamento estratégico
  • Valores em atraso
  • Situação atual de títulos do pagar e receber, em qualquer situação
  • Maior controle sobre valores do pagar e receber

 

  1. CDC – Crédito Direto ao Consumidor

É uma linha de credito muito utilizada para empréstimos e aquisição de bens. Os juros são predefinidos conforme o bem a ser adquirido, em geral são bem mais baixos que o cartão de credito. Essa linha de financiamento não exige que o tomador seja cliente da instituição.

Diversas lojas de varejo possuem cartão de credito próprio, utilizando esta modalidade, bem como bancos para empréstimos pré-aprovados.

Em geral os parcelamentos não ultrapassam 60 meses.

 

 

  1. Crédito podre

São títulos de alto risco, pois são difíceis de recuperar. Devido a esta característica empresas de cobrança compram estes débitos com valores bem abaixo do valor de face. O intuito é ter margem de negociação junto ao devedor.

Este tipo de negocio deve ter muita atenção, é bastante comum débitos já estarem quitados e em função dessa situação a geração de processos contra a empresa cobradora é bastante comum.

 

 

  1. Enriquecimento Cadastral

Esta atividade complementa o cadastro de clientes/devedores com a finalidade de aumentar a assertividade no contato.

Existem diversas empresas especialistas nesse segmento. Em geral exigem uma contratação mensal desse serviço.

Várias informações podem ser agregadas ao cadastro como email, telefone, endereço, etc.

 

 

  1. Higienização dos dados

É um serviço que tem como objetivo organizar, padronizar e obter dados atualizados de uma base de dados existente. Via de regra não há inserção de novas informações, apenas a correção das informações atuais.

Esta atividade esta intimamente relacionada com o enriquecimento cadastral.

Atualmente esses serviços precisam atender a Lei de transparência e de acesso a informação.

A consequência natural desse trabalho é aceleração dos contatos e melhor qualidade da lista.

 

 

  1. Régua de cobrança

A régua de cobrança é um instrumento quase obrigatório em setores de cobrança em suma este processo agiliza muito a interação com o devedor.

Ações como o envio de email, SMS, cartas, são efetivos na cobrança e ajudam na cobrança assim automatize este processo, haverá ganho de performance.

A utilização da régua de cobrança permite organizar em uma linha do tempo as ações necessárias para o envio de comunicações aos devedores. A data mais comum é a do vencimento do título, mas outras datas podem ser consideradas para a montagem da régua.

São muitas as vantagens de usar uma régua de cobrança ainda mais se for automatizada, considere um sistema de gestão de cobrança pois ajudará em:

– Prevenir esquecimentos

– Auxilia no processo de cobrança

– Tornará a cobrança mais eficiente e profissional

 

 

  1. Rolagem de dívida

Este termo constitui uma ação de novação de uma dívida, ou seja, “rolamos” este debito para o futuro. Em geral os títulos vencidos são negociados e há geração de novos documentos acrescidos ou não de juros, multa, etc. E poderá haver a troca de credor ou devedor.

Esta ação é comum com títulos do governo brasileiro, mas o mercado em geral adota esta pratica.

 

 

  1. Risk-based collection

Este tipo de cobrança está calcado no risco da dívida. O calculo utiliza como parâmetro principal a perda estimada naquela carteira.

O objetivo do Risk-based collection é obter a pontuação de cada devedor gerando o score, explicado no próximo tópico. Existem 3 formas de classificar o método do score:

Collection Score: Analisa através de estatísticas e cálculos a chance que existe de o devedor saldar o débito. Esse método aloca este devedor em um grupo para que possam ser adotadas as melhores praticas especificas para este perfil.

Credit Score

As operadoras financeiras analisam informações do tomador de crédito. Entre elas, rendimento mensal, protestos, dados pessoais, ações judiciais, outras dividas em aberto. No caso de pessoa jurídica temos, informações contábeis, viabilidade de concessão de credito

Basicamente, estes dados indicam a probabilidade do não recebimento do empréstimo, além disso, impacta diretamente na taxa de juros e valor a ser concedido.

Behavior Score

Em função do comportamento do devedor, modelos matemáticos pontuam estas atitudes, desta forma a operação de cobrança poderá avaliar a melhor estratégia para obter sucesso na recuperação do crédito.

 

 

  1. Score

Nada mais é do que uma pontuação. Este índice aponta a capacidade de pagamento de um consumidor, quanto mais alto este índice melhor a chance de recebimento.

 

Vários fatores são considerados nesta análise, tais como renda, endereço, idade, estado civil, créditos concedidos, cadastro positivo, entre outros.

No Brasil este conceito ainda é muito novo e vem passando por transformações e adaptações junto aos prestadores de serviço e sistemas de informação.

Com certeza um sistema de gestão de cobrança poderá tornar esta tarefa mais simples, dá uma olhada aqui MaxSmart – Sistemas de Gestão de Cobrança

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